união

carrossel

UOL

PAIS

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 5 de junho de 2011

Porque ser um voluntário? 
A grande maioria dos voluntários no Brasil querem:
1. Ajudar a resolver parte dos problemas sociais do Brasil.
2. Sentir-se útil e valorizado.
3. Fazer algo diferente no dia a dia.
4. 54% dos jovens no Brasil querem ser voluntários, mas não sabem como começar.

Legislação
A Lei nº 9.608/98 caracteriza como trabalho voluntário a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive de mutualidade.
Esta lei estabelece que o trabalho voluntário esteja previsto em contrato escrito - o Termo de Adesão que destaca a não existência de vínculo trabalhista no serviço voluntário.

Quem é o voluntário?
É a pessoa que doa o seu trabalho, suas potencialidades e talentos em uma função que o desafia e gratifica em prol de uma realização pessoal.
Ao analisarmos essa definição, encontraremos quatro elementos: 
Qualificação: o conceito moderno de voluntariado está muito ligado à execução de um trabalho qualificado, que leva em conta o talento e as habilidades de quem o executa.
Satisfação: é um trabalho exercido com prazer, garra, que fascina e dá um sentimento de plenitude para quem o executa. 
Doação: a entrega de horas de sua vida em prol do próximo, da comunidade, é resultado de um amor transbordante, que precisa se materializar por meio da ação.
Realização: é um trabalho que tem um compromisso com o êxito, com o sucesso, que está determinado a cumprir com os objetivos propostos.
Em resumo, o trabalho voluntário é uma ação de qualidade, feito com prazer em direção a uma solução que não precisa ser necessariamente grande, mas precisa ser eficiente. 
É a somatória desses êxitos que fará a diferença em nossa comunidade.

Motivações do voluntário
O que move a disposição para o trabalho voluntário é um sentimento altruísta, mas, até mesmo sem dar-se conta, o voluntário espera usufruir algo.
As seguintes expectativas podem estar ligadas à decisão de executar um trabalho voluntário:
Fazer diferença, algo significante: nesse caso é preciso delinear-se claramente para cada um, o que lhe dará maior sensação de realização, o que o levará a sentir que está fazendo diferença?
Esta motivação esta muito ligada ao tipo de objetivo social que a Organização Social atinge. O voluntário sente-se bem em apoiar e trabalhar em uma Instituição que constrói um futuro que coincide com os seus valores pessoais e a visão que ele deseja para a sua comunidade.
Usar habilidades  que normalmente não tem lugar na sua vida pessoal. Muitas vezes o voluntário está capacitado ou gosta muito de determinada participação, mas não tem onde fazer.
Desenvolvimento pessoal: Nos dias de hoje passa-se a dar muito valor às experiências adquiridas, à situação de receber capacitação para determinada função ou para o exercício da vida em grupo.
As pessoas podem estar procurando o trabalho voluntário para exercitar determinada profissão com o fito de estarem melhor preparada para o futuro (caso de estagiários)
O voluntário gostaria de adquirir alguma experiência profissional ou estabelecer contatos por  meio do serviço comunitário?
- Outro fator de motivação que faz procurar o trabalho voluntário é o sentimento de pertencer a um grupo que tem o mesmo tipo de pensamento, uma escala de valores semelhante.

- Muitas pessoas apóiam entidades que usaram ou cuja causa identifica-se com problemas que tiveram consigo ou com um parente próximo. Sua visão altruísta do mundo faz com que trabalhem para que outras pessoas não venham a sofre aquilo que já sofreram.

Um comentário: